Tecnologia do Blogger.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Projeto de atenção básica à saúde expande horizontes


Orientação sobre plantas medicinais, detecção de câncer de mama com o auxilio de termografia e atenção básica à saúde através de equipamentos móveis são alguns das propostas apresentadas nesta última quarta-feira (28) para Veneza, em São Lourenço da Mata.

Na terceira visita ao assentamento, o projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” levou parceiros para apresentar à população e lançar propostas de atividades com os moradores.

Um dos destaques é o programa de detecção de câncer de mama com o auxilio da termografia, desenvolvido pela professora Rita Fernandes, do Depto. De Engenharia Mecânica da UFPE, que é um método de prevenção não invasiva e não radioativa.



Muitas moradoras do assentamento presentes na reunião se surpreenderam com a facilidade em realizar o teste.

“O equipamento trabalha de maneira semelhante a uma máquina fotográfica. Ela tira a foto da área do colo e gera imagens, que indicam onde tem mais calor, o que pode indicar a presença de um tumor. Não é preciso tocar, apertar nada”, como explicou a professora, que realizará os exames no assentamento. Em casos mais graves, a paciente será encaminhada ao Hospital das Clínicas (HC).

Claudia Lima, professora do Depto. De Biofísica da UFPE, também conversou com os moradores para apresentar sua proposta de orientação sobre plantas medicinais, devido à ligação do assentamento com esse conhecimento.

“A gente vem pra aprender também, porque vocês é que são os doutores nisso” afirmou o professor Wellington dos Santos, Vice-Coordenador do projeto de Inclusão Digital.

Um dos produtos dessa troca de conhecimento entre a prof. Claudia e a população de Veneza é a criação de um banco de dados sobre plantas medicinais, que será disponibilizado nos equipamentos moveis do projeto de Inclusão Digital.

A pesquisa de campo foi finalizada nesta visita. Os dados parciais serão organizados em gráficos.

Mais informações

Promise-Helena

Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138

Blog Archive