Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

UFPE inaugura Universidade Aberta do SUS e cria novas possibilidades de ensino-aprendizagem


Na manhã desta quarta-feira, 05/11, a Universidade Federal de Pernambuco inaugurou a Universidade Aberta do SUS, sistema de educação à distância voltado para a área de saúde. A cerimônia aconteceu no auditório da Adufepe, onde foram lançados a UNA-SUS e os seus primeiros cursos de capacitação e educação.

A coordenadora geral da UNA-SUS, Cristine Gusmão, abriu o evento formando a mesa, que contou com a presença do vice-reitor da UFPE, Silvio Romero, o pró-reitor de extensão, Edilson Fernandes, o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de Pernambuco, José Bertotti, o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital das Clínicas, o Dr. Ângelo Rizzo, a secretária-executiva de regulação da saúde de Pernambuco, Adelaide Cabral, e a integrante da UMA-SUS de Brasília, Suzana Franco.

A criação do sistema de educação à distância tem o objetivo de atender às necessidades dos profissionais de saúde do SUS, proporcionando-lhes especializações em pontos que a saúde pública apresenta carência. A iniciativa parte do Ministério da Saúde para estados e municípios, além de instituições públicas de ensino superior e órgãos internacionais. A UFPE aderiu à rede UNA-SUS em 2011 e desde então, tem colocado seu conhecimento à experiência na área de desenvolvimento de mídias educativas à disposição dos trabalhadores do SUS.

Serão ofertados cursos de Pós-Graduação e Extensão. O curso de “Especialização em Saúde da Família” será o primeiro a ser oferecido e a previsão de início é de março de 2013, com 1000 vagas disponíveis e duração de 12 meses. A coordenadora do curso é a professora Cristine Gusmão. Haverá ainda, o curso “Capacitação de Profissionais da Odontologia Brasileira Vinculados ao SUS para Atenção e Cuidado da Pessoa com Deficiência”, que será coordenado pelo professor Arnaldo de França. A duração é de 5 meses e terá 6600 vagas.

As aulas acontecem basicamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) presente no portal da universidade. Haverá também aulas presenciais no final dos períodos. Os profissionais ainda poderão utilizar a Plataforma Arouca, um banco de dados com fins curriculares, que tem a função de unificar todas as informações profissionais do trabalhador.

Para participar dos cursos e ter acesso aos recursos da UMA-SUS, é necessário ser um profissional ligado ao Sistema Único de Saúde.  A maioria dos cursos é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site http://www.unasusufpe.com.br/.

Mais informações

UNA-SUS UFPE / Núcleo de Telessaúde
Cidade Universitária, Hospital das Clínicas, 2º andar - Recife-PE
(81) 2126-3840
unasus.ufpe@gmail.com
http://www.unasusufpe.com.br/index/

Blog Archive