Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Núcleo do Audiovisual da UFPE é inaugurado sob grandes expectativas


Oficialmente inaugurado, o Núcleo do Audiovisual da UFPE começa 2013 carregado por expectativas. O evento de inauguração, que aconteceu na última terça-feira de fevereiro, foi o palanque onde os gestores demonstraram seus anseios para o Núcleo. Como Centro Vocacional Tecnológico, o NAV tem o papel de formar, produzir, difundir e guardar a memória do audiovisual. A “decolagem” do novo Núcleo tem grande importância para o cenário audiovisual pernambucano, como disse Luiz Lourenço, diretor do NTVRU.

“A nossa NAV irá decolar”, afirmou Jowania Rosas, destacando o empenho na criação do novo CVT. “O objetivo do NAV é a formação de novos produtores independentes, de profissionais dentro da universidade, além de ser mais um campo de prática dos nossos alunos”, declarou Jowania. O NAV funciona desde 2010 e já produziu documentários institucionais, realizou cursos de elaboração de roteiro, captação de imagens e edição de vídeo.

Para 2013, existe um programa piloto sendo organizado, em parceria com a TV Universitária, com a proposta de divulgar a atividade extensionista da UFPE na televisão aberta. Já existem dois editais abertos na área de audiovisual e um terceiro edital para produção de documentários está sendo discutido. A prioridade da gestão é consolidar as parcerias com os departamentos da UFPE, para expandir para Pernambuco e possivelmente outros estados nordestinos.

A formação de um mercado audiovisual brasileiro “forte” foi um fato destacado pelo Luiz Lourenço como possível consequência da criação do NAV. “Foi desenvolvido aqui o conceito de televisão pública, para atender ao público, sendo capaz de contribuir para a formação da cidadania, para a difusão da cultura, para a preservação dos nossos valores”, salientou Anísio Brasileiro.

O centro dispõe de estúdio de treinamento, salas de treinamento para formação, coordenação, secretaria, sala de reunião, ilha de edição, estação de áudio, estação gráfica e setor de informática. A UFPE fará o levantamento e a divulgação das pesquisas já realizadas e em curso sobre cinema e audiovisual no Nordeste, estimulando novas pesquisas sobre o tema.

Blog Archive