Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Juventude rural e a Inclusão Digital




A última reunião em Nova Canaã, na quarta (27), promovida pelo projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis”, teve uma surpresa agradável: a presença em peso de jovens do assentamento.



Nos encontros anteriores, devido a conflitos de horário com a escola e cursos profissionalizantes, crianças e adolescentes eram minoria nas reuniões. A importância da presença de todos foi ressaltada e, no último encontro, um número grande de jovens com idade entre 8 e 16 anos compareceu. 



Com a presença de um novo público, foi necessário apresentar a proposta de promoção da saúde através de aplicativos e cartilhas em aparelhos móveis.



A prof. Jailma explicou a importância da educação alimentar, e João Paulo Tenório, bolsista do curso de Ciências da Computação, mostrou no tablet, o aplicativo criado pela equipe de desenvolvimento de Tecnologia da Informação do Projeto de Inclusão Digital.

Após a introdução do projeto, Susane Batista, bolsista de Pedagogia, realizou uma dinâmica com os jovens, que mostrou a importância do trabalho em equipe.

Biuzinho, líder da associação dos produtores rurais do assentamento, falou da importância dos jovens nas reuniões. “A presença da universidade no assentamento é uma oportunidade para vocês. Através dela, podemos aprender e construir um futuro melhor.”



Após o trabalho com os jovens, Prof. Jailma realizou a segunda oficina de educação alimentar com as mulheres do assentamento, que aprenderam a fazer pizza de inhame e bolo de banana com casca. Alguns jovens, curiosos e animados com a presença da universidade, também estiveram presentes na cozinha.


Mais informações

Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138

Blog Archive