Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Nova Canaã e Proext juntos na comemoração de 10 anos




Nova Canaã comemorou dez anos com poesia, música, palestras e brincadeiras para os jovens.  A festa, que aconteceu no último domingo (17), contou com a participação de parceiros e da população do local, além de pessoas de municípios e assentamentos vizinhos. A equipe do projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” participou da festividade como parceira do assentamento.

A comemoração foi iniciada com um culto ecumênico realizado por Padre Tiago, da Comissão Pastoral da Terra. Depois, moradores contaram a história da luta pela terra através de poesias.

O início foi marcado pela dificuldade de manter uma vida digna na cidade. Em 97, os atuais moradores iniciaram o processo de ocupação da terra e demoraram seis anos para conquistá-la. “Hoje somos assentados. São dez anos de conquista, mas não deixamos de lutar. Essa grande conquista, vamos comemorar”, dizem os versos que representam a realidade de Nova Canaã.  

Marcus Figueredo, professor da UFRPE, prosseguiu, após o fim da declamação de poesias, chamando a atenção para algumas dificuldades rurais que devem ser solucionadas, como a evasão dos jovens, a predominância da monocultura da cana de açúcar, e a negligência do governo com a agricultura familiar.

Professor Wellington dos Santos, Vice-Coordenador do projeto de Inclusão Digital, falou sobre a atuação da Extensão da UFPE em Nova Canaã e a responsabilidade da universidade de atuar junto à população. “Nós nos preocupamos com a universidade popular, solidária, democrática. Esse é o papel da universidade pública brasileira, uma universidade que possa contribuir para o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes populares para construir o desenvolvimento.”

O representante da IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco, Almir Dias, falou sobre as propriedades da mandioca e a importância dela para os agricultores. Sua participação encerrou o ciclo de palestras da manhã.



À tarde, a equipe da UFPE realizou atividades com os jovens do assentamento. Bolsistas do projeto ensinaram crianças entre 5 e 12 anos a usar tablets através de jogos.



Também aconteceu a apresentação do Grupo Griô, parceiro da Proext, que levou sua proposta de misturar ritmos eruditos e populares para a população de Nova Canaã.

Você verá mais fotos da comemoração aqui, aqui e aqui.

Mais informações
Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138

Blog Archive