Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Carros construídos por alunos da UFPE participam de competição nacional


Começa amanhã, em São Paulo, a 19ª Competição Nacional Baja SAE - Petrobras, que reúne 81 equipes de universidades federais de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, formadas por alunos e professores da área de Engenharia, para um torneio de veículos off-road, conhecidos como Baja, construídos pelos próprios estudantes.   

 A Universidade Federal de Pernambuco será representada por duas equipes do Projeto Mangue Baja, formado por alunos e professores da área de Engenharia da UFPE, que participa da competição há 13 anos e coleciona bons resultados. Ano passado, uma das equipes conquistou o 2º lugar na competição nacional e uma vaga no torneio internacional, realizado nos Estados Unidos.

Em 2013, os estudantes esperam repetir o feito. Um bom desempenho na competição é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Este ano, o carro da equipe Mangue Baja 1 investiu em materiais recicláveis na confecção do carro, como a fibra de coqueiro, na construção de um menu interativo, que pode ser alterado pelo piloto, e em inovações no sistema de telemetria, que capta informações, como a temperatura do óleo, velocidade e aceleração, em tempo real.

As provas são divididas em dois tipos: estáticas e dinâmicas, que avaliam o projeto, a aceleração, a tração e outros aspectos dos carros. No fim, é realizada a prova do enduro de resistência, em que o veículo tem que completar o maior número de voltas possível em uma área circular de estrada de terra em condições severas, no período de quatro horas.

Quem acumular mais pontos ganha. Os três primeiros lugares concorrem a uma vaga na fase internacional realizada nos Estados Unidos.

Mais informações

Blog Archive