Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Primeira reitora negra de uma universidade federal assume a Unilab

     A nova reitora da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Nilma Lino Gomes, tomou posse no início do mês, em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília.
      A reitora pro tempore (temporária) é a primeira mulher negra a ocupar o cargo em uma universidade federal brasileira. Ela foi nomeada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante para assumir a reitoria da Unilab, que tem sede na cidade de Redenção, no Ceará, cidade escolhida por ter sido a primeira a abolir a escravidão no Brasil. Nilma Gomes assumiu o cargo deixado pelo novo secretário da educação superior do MEC, Paulo Speller.

     No ato, Speller parabenizou Mercadante pela escolha do nome de Nilme, e ressaltou a sua importância para a universidade e a sociedade: “Hoje não há pessoa mais bem preparada para assumir essa responsabilidade”, afirmou. “Nilma dará continuidade a essa experiência inovadora do governo brasileiro e esse projeto se consolidará muito mais”.
     Unilab – A instituição iniciou suas atividades acadêmicas em 2011 com cinco cursos, e no ano seguinte já ofertava 1.010 matrículas. Tem como objetivo além de ensino superior, pesquisa e extensão, formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, e promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Blog Archive