Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Causa Indígena Recebe Apoio de Movimentos Sociais


Em apoio à causa indígena, representantes de vários movimentos sociais marcaram presença ontem na abertura da Semana de Povos Indígenas de Pernambuco, que aconteceu no estacionamento do CCSA. O evento não é só uma oportunidade de dar destaque ao movimento indígena, reivindicar direitos e trazer à luz injustiças cometidas, antes de tudo, contra seres humanos.

A mesa de debate foi composta por Jayme Amorim, líder do MST em Pernambuco, Plácido Junior, da CPT, e representantes de tribos do agreste e sertão do estado. Também marcaram presença pessoas do Centro de Comunicação e Juventude (CCJ).   

“A história do Brasil mostra que só com os movimentos sociais organizados podemos conquistar direitos” disse Eliene de Almeida, assessora de comunicação da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, que auxiliou na organização do evento.

A questão da terra foi um dos temas do debate de ontem. Ana Emilia Borba, do MST, comentou a importância da articulação dos movimentos sociais. “A aliança com a causa indígena auxilia na organização da luta do camponês, a existência e a resistência desses sujeitos na sociedade.”

O evento também busca o intercâmbio cultural entre Recife e os povos de Pernambuco, para evitar que a sabedoria milenar indígena caia no esquecimento. Os índios são marginalizados pela sociedade, por isso, a Semana é uma forma de dar voz a essa minoria. José Clayton de Lima, mais conhecido como Carbonel, instrutor do CCJ, que capacita jovens de comunidades populares na área de comunicação como uma forma de se expressar e gerar fonte de renda, disse: “A causa indígena é de todos. Eles enfrentaram muita coisa e continuam resistindo. Os jovens da comunidade, de certa forma, passam pela mesma realidade”.

Mais informações

Blog Archive