Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Nutrição e Inclusão Digital em parceria




Após escutar a população de Nova Canaã sobre os problemas presentes em seu dia a dia, o projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” trouxe apoio de outras áreas para suprir algumas necessidades do assentamento, em nova visita que aconteceu no dia 17 de outubro.

Na segunda ida ao local, a professora Jailma Santos, do departamento de Nutrição da UFPE, foi apresentada à comunidade como uma das parceiras do projeto, para ensinar a população receitas que vão ajudar na diversificação de alimentos para venda e consumo próprio, com ênfase na educação alimentar.

O projeto de educação de saúde via alimentação busca a sustentabilidade e visa complementar o projeto de Inclusão Digital, com a criação de um livro de receitas que será disponibilizado em equipamentos móveis para a população consultar e utilizá-las.

“Trabalhamos normalmente em como aproveitar melhor os alimentos e até para produzir e comercializar, para melhorar a alimentação em casa e gerar uma renda. Mas não fazemos somente a questão da culinária, aproveitamos o espaço da cozinha para trazer as informações, trocar experiências” conta a professora Jailma, que trabalha com o projeto de extensão Nutrição e Ecologia por uma Cultura de Paz.



As pessoas de Nova Canaã presentes na reunião se mostraram ansiosas em aprender. Segundo os moradores, a principal necessidade é aprender a fazer pão, pois, como não sabem fazer, precisam comprar em municípios próximos, que vendem a um preço muito alto.

A professora ajudará na questão da cozinha industrial do assentamento, construída pela Comissão Pastoral da Terra em parceria com a Cooperação Internacional que está parada há cerca de um ano, por causa da falta de assistência técnica, entre outros motivos.

Mais informações

Promise-Helena

Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138

Blog Archive