Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Educação nos terreiros: um novo espaço de tradição e educação



Na tarde da quinta-feira (25/10), no auditório do Centro de Educação da UFPE, a professora Stela Guedes Caputo lançou o livro “Educação nos terreiros”, projetando também a discussão étnico-racial no país da miscigenação. O evento, que contou com a plateia lotada, oportunizou o debate sobre as questões sociais e evidenciou o preconceito que persiste em pleno século XXI.

Auxiliada por um vasto material de imagens e informações, a professora expôs a sua pesquisa para tese de doutorado, de onde “brotou” o livro “Educação nos terreiros: como a escola se relaciona com as crianças de candomblé”. A professora se assumiu dividida entre os princípios que regulamentam a pesquisa científica e o impulso natural de se apegar aos dogmas do Candomblé.

No decorrer do lançamento, revelou-se o universo da cultura negra brasileira em contraste com os preceitos da democracia racial. E o debate realizado com Stela, o Neab e o Coletivo Butuca pôde explorar o cenário nacional que está comprometido com a discussão.

Com o fim da palestra e das discussões, a professora foi autografar o livro na entrada do auditório, que teve, posteriormente, a palestra com escritor moçambicano Mia Couto, trazendo seu novo livro “A Confissão da Leoa”, que  será lançado na feira literária Fliporto, que acontece em Olinda, em novembro deste ano. 

Blog Archive