Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Educação nos terreiros: um novo espaço de tradição e educação



Na tarde da quinta-feira (25/10), no auditório do Centro de Educação da UFPE, a professora Stela Guedes Caputo lançou o livro “Educação nos terreiros”, projetando também a discussão étnico-racial no país da miscigenação. O evento, que contou com a plateia lotada, oportunizou o debate sobre as questões sociais e evidenciou o preconceito que persiste em pleno século XXI.

Auxiliada por um vasto material de imagens e informações, a professora expôs a sua pesquisa para tese de doutorado, de onde “brotou” o livro “Educação nos terreiros: como a escola se relaciona com as crianças de candomblé”. A professora se assumiu dividida entre os princípios que regulamentam a pesquisa científica e o impulso natural de se apegar aos dogmas do Candomblé.

No decorrer do lançamento, revelou-se o universo da cultura negra brasileira em contraste com os preceitos da democracia racial. E o debate realizado com Stela, o Neab e o Coletivo Butuca pôde explorar o cenário nacional que está comprometido com a discussão.

Com o fim da palestra e das discussões, a professora foi autografar o livro na entrada do auditório, que teve, posteriormente, a palestra com escritor moçambicano Mia Couto, trazendo seu novo livro “A Confissão da Leoa”, que  será lançado na feira literária Fliporto, que acontece em Olinda, em novembro deste ano.