Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

I Feira de Saberes Solidários para difundir vários múltiplos saberes

O auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) recebeu, no último sábado 29, o I Fórum realizado pelo Curso de Extensão Múltiplos Saberes, com o título Feira de Saberes Solidários. O objetivo do encontro era mostrar as experiências vividas pelos educadores, monitores e oficineiros das 32 escolas e comunidades beneficiadas por este projeto.

O Curso de Extensão Múltiplos Saberes trata-se de uma ferramenta cuja proposta é promover processos de formação e mediação entre pessoas com domínio dos saberes populares, por meio dos oficineiros, e as pessoas da comunidade, através da escola. Práticas como grafitagem, capoeira, e atividades esportivas são ensinadas nas escolas por pessoas como Júlio Insano, que, com apenas 18 anos já dá oficinas de grafitagem na Escola Delmiro Gouveia, da rede estadual de ensino, no bairro do Pina, para garotos de doze anos até dezoito.

Como a grafitagem a capoeira é outra prática ensinada nas escolas. E também a dança, aulas de música e a plantação de hortas, tendo a produção utilizada na alimentação dos próprios alunos. Esportes também são incentivados, o que é motivo de festa para as crianças. Mas no Colégio Humberto Barradas, da rede municipal de ensino, os gestores perceberam que Lucas, um garoto em especial não podia praticar esporte, como as outras crianças, por ter nascido com um problema de saúde que exigia o máximo de repouso e cautela na hora de praticar esporte.

A partir daí foi criado o futatame, uma junção de futebol com tatame, esporte jogado por duas pessoas ajoelhadas e cujo objetivo é fazer gol na trave adversária. Essa atividade foi criada especialmente para Lucas, pois não há contato físico, o que o poupa de correr riscos. Janaína de Oliveira Rodrigues, professora dele, e uma das criadoras do futatame, reconhece a importância do Curso Múltiplos Saberes “Hoje em dia a educação está abrindo espaço para que aconteça na escola coisas que não aconteciam antes. Para que a escola vá muito mais além do quadro, do livro, do caderno. Hoje em dia a escola contempla o ser humano através de uma visão holística, o vendo por completo”.

Mais informações:
Blog Múltiplos Saberes – http://cursomultiplossaberes.wordpress.com/

Blog Archive