Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Trajetória da Angola é pauta de discussão


Apesar da comemoração da Independência da Angola estar próxima, o primeiro dia do V Encontro dos Estudantes Angolanos, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), trouxe palestras com temas que promovem a reflexão a respeito do passado de guerra e o presente de trabalho e luta por um futuro melhor.

As palestras começaram às 14h, com a participação de Dayse Cabral, professora do Neab UFPE, Inocência Mata, da universidade de Lisboa. Danilson Cabaça, Moreira Coelho e Verônica Manuel representaram os alunos de Angola.

Um panorama sobre a situação do país nos campos da educação, da saúde, da economia e história foi feito.

Em 1975, Portugal transferiu a soberania de Angola para o seu povo, porém, a independência foi seguida por uma guerra civil entre os três maiores grupos nacionalistas.

As consequências da guerra civil causaram morte e devastação no país que mal tinha nascido, como alta mortalidade infantil, doenças transmissíveis e raras (como o vírus marburg, poliomielite, cólera).

Hoje, a perspectiva é melhor. A imagem de país explorado por causa de seus diamantes e fontes de petróleo – até pouco tempo, as principais fontes de renda – está sendo mudada por programas de investimento em longo prazo, voltados para melhorar a vida dos cidadãos e gerar alternativas de trabalho e de renda.

Programas de combate a pobreza, retomada de produção agrícola e distribuição de água foram apresentados como algumas das soluções tomadas pelo governo angolano.

A educação também está sendo melhorada. Em 2010, o número de salas de aula de nível primário apresentou um aumento de 163,5%.

A crescente melhora é eminente, mas ainda há muito a se fazer para apagar as consequências da guerra civil e da colonização portuguesa. Como disse o palestrante Danilson Cabaça: “a luta continua, a vitória é certa”.

Mais informações
Neab UFPE
neab.ufpe@gmail.com

Blog Archive