Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Arte e medicina andando de mãos dadas


O cenário é um hospital. O clima é de tristeza, dor, dúvida. O tempo de espera é indefinido. E você é o paciente. Pelo menos no Hospital das Clínicas (HC), desde 2007, a vida dos enfermos que aguardam tratamento hospitalar não tem semelhança com essas comparações. É que naquele ano foi criado o Programa Manifestações de Arte Integradas à Saúde (Mais), com o objetivo de promover a humanização no ambiente hospitalar, melhorar a qualidade de vida de pacientes, acompanhantes, alunos e profissionais de saúde, reduzir o nível de estresse no ambiente hospitalar e sensibilizar e estimular a comunidade do HC para novas experiências artísticas e culturais.

A Profª Leniée Campos Maia, coordenadora geral do Projeto Mais, lembra que o Ministério da Saúde lançou uma portaria visando o bem-estar dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e incentivando a humanização do leito de cada paciente. Ela defende a mudança do ambiente hospitalar com o objetivo de humanizar o canto de cada pessoa que esteja recebendo tratamento hospitalar nas unidades do SUS, mas lembra que "não se humaniza por decretos".

O Projeto Mais conta com mais de 150 alunos voluntários de cursos como medicina, farmácia, fisioterapia, odontologia, psicologia e está de portas abertas para receber a ajuda de todos os outros alunos de todos os cursos. As ações realizadas servem como um alívio dentro do ambiente hospitalar e envolvem música, palhaços, contação de histórias.

Este ano a última quinta-feira de cada mês (novembro e dezembro já estão garantidos) é marcada pelo Dia do Canto, quando alunos do curso de Música da UFPE visitam as enfermarias levando alegria para os pacientes. E no dia 12 de dezembro haverá o Sarau Poético Literário no hall da portaria 4 do HC, resgatando o desejo da professora Leniée: "Medicina e arte nunca deveriam ter se separado".

Veja as fotos da conversa com a equipe da Proext no nosso perfil do Tumblr.

Blog Archive