Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

No Museu da Abolição, professores e estudantes da UFPE lembram Zumbi dos Palmares


Atrás apenas da Nigéria, o Brasil possui a segunda maior população de afrodescendentes do mundo. São mais de 80 milhões de pessoas e não é errado afirmar que muitas delas tiveram seus antepassados lutando ao lado de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, morto em 20 de novembro de 1695.

Em memória a sua luta, na década de 60 foi criado o Dia da Consciência Negra, em lembrança da data de sua morte, e o Museu da Abolição também prestará homenagens a Zumbi dos Palmares realizando a Semana da Consciência Negra com o tema Memórias Afrobrasileiras, História e Educação, de 19 a 24 de novembro.

As atividades terão início logo na segunda-feira (19) com o Profº Anísio Brasileiro, reitor da UFPE, participando da Mesa de Abertura. Na terça-feira (20) haverá a Roda de Diálogo 1, coordenada pela Profª Auxiliadora Maria Martins, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da UFPE. A programação segue na quarta-feira (21) com a Mesa Redonda 1, Roda de Diálogo 2 e atividades culturais e na quinta-feira (22) o Profº Dr. José Bento, do Neab e Ismael Tcham, Doutorando em Antropologia, participarão da Mesa Redonda 2. Estudantes da UFPE e outros professores também participarão ativamente da Semana da Consciência Negra.


Mais informações:
Neab -  www.ufpeneab.blogspot.com.br
Museu da Abolição, rua Benfica, 1150, Madalena, 81 3228-3248 - www.museudaabolicao.com.br

Blog Archive