Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O cinema verdade passa na tela do Enext

Projetando em tela experiências verdadeiras, a Mostra Audiovisual RacioCine proporcionou aos visitantes da 13º edição do Encontro Nacional de Extensão da UFPE, a ampliação crítica sobre o cotidiano da sociedade. Personagens reais foram enquadrados nas telas. Ao todo, sete documentários foram exibidos no primeiro dia, mostrando a realidade de pessoas que, através de ações e movimentos sociais, estão transformando a realidade em que vivem.

“O Coque é a cidade” é um dos documentários exibidos no primeiro dia e possui 3 momentos cruciais: O protesto e a insatisfação popular; a relação entre os habitantes da comunidade e as autoridades e o depoimento emocionado de uma idosa que foi despejada. 

Momentos tensos foram retratados em cena, como por exemplo o depoimento da Dona Grinauria, uma antiga moradora da localidade que depois de anos de moradia no Coque, recebeu um aviso de desapropriação do imóvel. No segundo dia, 9 documentários foram projetados, permeando por diversas áreas, como: saúde, história, educação ambiental entre outros.

A RacioCine contou com uma banca avaliadora e, no fim de cada exibição, debates de mesa-redonda com o público, que, a todo momento, interagia com os avaliadores e responsáveis pela exibição.

A 13º edição do Enext termina hoje, 28/11, com apresentações de pôsteres, performances, rodas de diálogo e outras atividades. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Blog Archive