Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Neab promove Seminário sobre Políticas e Ações Afirmativas nas Universidades Públicas

Hoje (20/03) o Centro de Educação da UFPE foi palco do seminário de comemoração dos 3 anos de criação do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da UFPE que teve como tema o debate das Políticas e Ações afirmativas nas Universidades Públicas. O Núcleo desenvolve pesquisas, estudos e atividades extensonistas com o objetivo de promover a igualdade não apenas no ambiente acadêmico, mas em todas as esferas da sociedade.

No turno da manhã, a roda de diálogo contou com as apresentações de Dayse Moura (UFPE), Moisés Santana (UFRPE), Tatiane Consentino (UFSCAR), Alessandro Amorim (da Casa de Cultura IléAsé D’Osoguiã/CCIAOO-PB) e José Nilton de Almeida que versaram sobre as ações e impactos dos Núcleo de Estudas nas universidades para o fomento de políticas e ações afirmativas.

Na sessão da tarde, a mesa redonda sobre Políticas e ações afirmativas nas universidades públicas teve como expositores Tatiane Consentino (UFSCAR), Joana Passos (UFSC) e Francisco Jatobá (UFPE), mediados por Cristina Nunes (Proext/UFPE).

Para a professora Dayse Mora, coordenadora do Neab UFPE, o desenvolvimento de estudos acadêmicos sobre os afrobasileiros e a África no Brasil estimulam a compreensão das diferentes epistemologias sobre o continente africano, os saberes e suas tecnologias. “Falamos do papel das universidades na perspectiva da reparação, de promover a educação para a população negra majoritária no Brasil e estaticamente excluída dos bens culturais e econômicos, inclusive da educação. Problematizamos como o racismo interfere nas dimensões política, econômica e cultural da sociedade e da população negra que sofre desigualdades. Trazemos à tona essa discussão na universidade, problematizamos e fomentamos ações políticas e afirmativas  que garantam a equidade racial e a equidade de fato”, completa.

Ao longo do semestre já estão programadas algumas atividades com apoio do Neab UFPE, entre elas a realização do Curso de extensão sobre a áfrica, as comemorações do Dia da África e o lançamento da nova temporada do Cineab.

Mais informações: