Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

I Encontro Internacional de Atividade Física e Saúde debate a importância do educador físico


Prof. Paulo Carvalho em entrevista à Proext

As discussões acerca da saúde corporal e doenças crônicas da sociedade serão ancoradas na UFPE, com o I Encontro Internacional de Atividade Física e Saúde, realizado pelo Laboratório de Atividade Física e Saúde do Departamento de Educação Física da UFPE, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext). O encontro acontecerá nos dias 17 e 18 de Setembro, no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA-UFPE), com a participação de docentes do curso Ed. Física, além de dois professores da Universidade Francisco de Vitória, em Madri, na Espanha.

A Universidade Federal de Pernambuco, hoje conta com uma estrutura reforçada de laboratórios e espaços abertos para a prática da atividade física. O maior empecilho para o desempenho do educador físico na sociedade é a falta de informações sobre o papel desse profissional, principalmente dentro unidades de saúde e hospitais. Contudo, a sociedade tem compreendido a relevância das atividades físicas no cotidiano, devido às adversidades que a pressa diária ocasiona.

O educador físico vem, junto com o nutricionista, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional, entres outros, instruir a sociedade quanto à conservação do estado físico saudável, mas também para aliar a atividade física com o tratamento a doenças crônicas, como a AIDS e a obesidade, que persistem a assolar a coletividade.

Esse encontro trará dois palestrantes da Espanha, a Profª. Rocio Cupeiro Coto e o Prof. Pablo González Frutos, ambos da Universidade Francisco de Vitória, sediada em Madri. Eles realizaram trabalhos com o Prof. Pedro Paes, docente da UFPE e foram convidados, para trazer experiências dos seus estudos.

Em agosto de 2013, o Laboratório de Atividade Física e Saúde planeja ampliar o evento e torná-lo bienal. Assim sendo, o Encontro Internacional acontecerá como uma preparação para o evento maior, que tem a pretensão de ser um congresso, englobando, além da comunidade profissional, a sociedade em geral, abrindo espaço para outros tipos de apresentação, como comunicações orais e rodas de diálogo.

No credenciamento, é solicitado 1 kg de alimento não perecível, que será enviado ao projeto de extensão coordenado pelo Prof. Paulo Carvalho. O projeto Tratamentos Complementares multidisciplinares e sua relação com a melhoria da qualidade de vida em adultos vivendo com HIV/AIDS, e em não utilização de terapia antirretroviral de alta atividadeserá contemplado com o Encontro, não só com a arrecadação de alimentos, mas também com a produção de conhecimento a ser implantado nos tratamentos e atividades.

Devido à relevância do tema em questão, as inscrições já esgotaram. Ao todo, 550 pessoas se inscreveram, mas a organização do encontro só pôde comportar 250 pessoas, entre profissionais, estudantes e professores.

Mais informações
Departamento de Educação Física da UFPE
Prof. Paulo Carvalho
(81) 21268506