Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A nova abordagem à informação midiática é avaliada em Seminário na UFPE


O computador substituirá a televisão e o rádio? Leremos as notícias numa tela ou ainda teremos jornais impressos? As tendências da mídia digital nos trazem estes questionamentos inevitáveis, mas não há por que se precipitar, pois a migração midiática é um processo lento e, na verdade, discute-se a consistência da novidade: A informação multimídia.

Esta foi a discussão que se instalou no Seminário “O fim dos meios massivos. O começo de um debate”. A Profª. Yvana Fechine integra a Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e foi a responsável por organizar o evento, que se deu no Auditório do Centro de Informática da UFPE. O evento teve início às 9h e se desdobrou até as 12:30h, entre explanações e debates.

O convidado Mario Carlón, que coescreveu um livro homônimo ao tema do seminário (El fin de los medios masivos. El comienzo de un debate), trouxe explicações históricas acerca da mídia global. “Houve várias vidas e mortes dos meios massivos, mas há uma adaptação às demandas da sociedade”, pontuou Carlón. A palestra de Carlón comparou as gerações e a utilidade de cada meio de comunicação, a fim de perceber seus valores na sociedade.

Com o fim da palestra, Yvana iniciou o debate, com a presença do professor Carlos Ferraz, que tem formação em Ciência da Computação e José Afonso, que possui largo entendimento em Comunicação. Debateu-se a finalidade das produções massificadas e as formas de acesso ao conteúdo midiático. Citaram os nomes de redes sociais conhecidas, como o Facebook e o Youtube, por exemplo, que são responsáveis por alavancar a “massificação” dos meios digitais, propondo uma nova abordagem à informação.