Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Teatro Joaquim Cardozo abre portas para o segundo evento Memórias

Vamos continuar a brincadeira?!
Neste mês de outubro, a Universidade Federal de Pernambuco convida todos a participarem do Projeto Memórias, evento gratuito promovido pelo Teatro Joaquim Cardozo. Em seu segundo ano de realização, o evento faz homenagem a Marco Camarotti, grande mestre do teatro pernambucano. Nascido em Paudalho – PE, no ano de 1947, e falecido em 2004, Marco Antônio Camarotti Rosa foi um conceituado artista, educador e teóricos do teatro. Ator, diretor, autor, professor e pesquisador, dedicou sua vida a estudar e defender as manifestações artísticas historicamente relegadas a posições secundárias diante da produção cultural dita erudita, dentre elas o teatro folclórico, o circo e o teatro para infância e juventude, assim como lutou intensamente pelo direito e a qualidade do ensino da arte no Brasil. Professor do Departamento de Teoria da Arte da UFPE, PHD em teatro pela Universidade de Warwick na Inglaterra, Camarotti era um curioso incansável, que encantou e formou varias gerações. Ele sempre acreditou no poder transformador da arte e destacava a beleza e importância de permitir que todas as crianças, inclusive a que vive no interior de cada adulto, sempre estejam ativas e conduzam a brincadeira.
Publicou quatro livros sobre suas pesquisas e experiências na área de teatro: A Linguagem do Teatro Infantil, Diário de um Corpo a Corpo Pedagógico, Resistência e Voz e O Palco No Picadeiro, seu último trabalho publicado sobre o drama-circense no Brasil.
Uma das suas maiores contribuições para o desenvolvimento das artes em nosso país é o estudo e a prática do teatro desenvolvido para a criança e juventude. Em Recife, que sempre teve uma vasta produção de espetáculos dirigidos ao publico infantil, Camarotti foi um dos pioneiros a dedicar-se a esse tipo de teatro e tornou-se um dos grandes nomes e defensores da qualidade nesse segmento da atividade dramática.
Não por acaso, no mês destinado às crianças, o Teatro Joaquim Cardozo homenageia esse grande amante do teatro infanto-juvenil, que muito envolveu pessoas de todas as idades e que por onde andou deixou suas marcas e ensinamentos. Juntos com ele vamos continuar aprendendo a brincar cada dia mais.
Assim, vamos começar a brincadeira neste Projeto Memórias!!!

Confira a programação completa no blog do Teatro Joaquim Cardozo:
http://teatrojoaquimcardozoufpe.blogspot.com.br/2013/09/mostra-de-espetaculos-infantis-no-mes.html

Blog Archive