Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Seminário sobre Inclusão Social discute a democratização de oportunidades


No Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE foi onde aconteceu o Seminário “Classe, raça e ação afirmativa: a política de inclusão social numa universidade pública de Pernambuco”. O encontro começou pelas 9:30h e teve como palestrante o professor Dr. Francisco Jatobá, que graduou-se e fez mestrado em Sociologia pela UFPE.

Da tese de doutorado defendida na USP, Jatobá revelou dados mostrando que os cursos superiores de alto prestígio, como Medicina e Direito, são onde os cotistas mais se beneficiam, pelo fato do ponto de corte para aprovação ser alto. Já nos cursos de médio e baixo prestígio, os categorizados cotistas ingressam na universidade sem o auxílio da cota.

Dentro da palestra discutiu-se um dilema pertinente em relação à indefinição de qual conceito adotar: raça ou cor? Para a raça, existem estudos precedentes e polêmicos, no campo da biologia e da sociologia, que tornam obsoleto este conceito. Para cor, segundo Jatobá, operacionalizando o conceito na temática étnico-racial, existe certa imaturidade perceptiva em atestar que alguém é preto ou branco.

A cor da pele é formada por diversas variáveis e ainda não há um sistema preciso que identifique a cor de alguém, também pelo fato das cores terem uma cultura atrelada a elas. Daí, o conceito mais razoável é etnia, fazendo menção, além da cor da pele, à cultura de um povo.

Blog Archive