Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Projeto na área de Políticas de Esporte e Lazer receberá mais de 300 mil reais em investimento.

O Departamento de Educação Física da UFPE foi contemplado com a aprovação de projeto junto ao CNPQ (Edital 91/2013) na área de Gestão de Políticas Públicas e Gestão no Esporte e Lazer, que conta com a participação de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. O projeto terá duração de 2 anos e receberá um investimento de R$ 329.000.

O projeto irá analisar a Gestão de políticas públicas nas regiões Norte-Nordeste do Brasil, com foco na cultura esportiva dessas regiões, bem como nas práticas de gestão dessas respectivas políticas. Também será observado a relação do esporte com a saúde, infraestrutura, os procedimentos da gestão, formação dos gestores, programas e projetos existentes e a quantidade de pessoas contemplados pelas atuais ações.

De acordo com o professor Vilde Menezes, coordenador da pesquisa, as políticas de esporte e lazer é uma das mais fragilizadas no Brasil, uma vez que a maioria dos sujeitos que lidam com a gestão não têm aproximação com a temática. Participarão do projeto pesquisadores da UFPE,USP (Universidade de São Paulo), UNB (Universidade de Brasília), UFAC(Universidade do Acre), West Virginia University, Universidade do Porto (UP) e Universidade de Lisboa (ULISBOA).

Com os resultados obtidos serão lançados uma série de livros e publicações de artigos em revistas especializadas. Que servirão para orientação relacionada à otimização de recursos, identificação de boas práticas e verificação de procedimentos para superar os limites da universalização das políticas públicas de esporte e lazer na região Norte-Nordeste do Brasil.