Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Enext premia trabalhos e lança 15 livros da Coleção Étnico Racial

O décimo quarto Encontro de Extensão da UFPE foi encerrado na tarde da quinta-feira, 27/11, com a premiação dos trabalhos apresentados, no Clube Universitário, no campus Recife, em solenidade coordenada pelo vice-reitor Sílvio Romero e pelo pró-reitor de extensão, Edilson Fernandes. Dos trinta e nove relatos orais inscritos para as sessões temáticas, três receberam nota 10 pela comissão de avaliadores. Tendo em comum uma abordagem interdisciplinar entre Arte e Saúde, se destacaram dois títulos: “As duas faces de Apolo”, apresentado por Leniée Campos Maia, e “Promovendo a comunicação e a capacidade funcional de idosos através do teatro”, cuja equipe foi representada por Vanessa de Lima Silva. Na temática educação, a terceira nota máxima foi para Késia Oliveira de Menezes e Natália de Oliveira Melo, autoras do projeto “A forma com que as práticas educativas desenvolvidas com crianças em risco de exclusão social contribuem para a cidadania dessas crianças no Centro Social São José do Monte.”

Durante a tarde desse segundo dia do Enext, o salão do Clube ficou lotado para assistir o lançamento de quinze volumes da Coleção Étnico Racial / Série II, aprovados em edital nacional promovido pela UFPE, no qual concorreram autores de vários estados e regiões do Brasil.
O público havia acabado de assistir, no final da manhã, uma empolgada apresentação da Bateria Mirim da Escola de Samba Gigantes do Samba, cuja presença foi articulada através do projeto extensionista “Samba & Saber.” A animação não foi menor entre os participantes do Encontro, quando se apresentou a Orquestra Experimental de Frevo da UFPE, no horário entre as sessões de lançamento de livros e de premiação.
O Enext de 2014 foi aberto na quarta-feira, 26, numa cerimônia que contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro, do pró-reitor Edilson Fernandes, bem como de Oliane Magalhães, vice diretora do Centro de Ciência Biológicas da UFPE, também representando a Câmara de Extensão da universidade, e Nelio Vieira de Melo, diretor do campus Caruaru, o Centro Acadêmico do Agreste - CAA.

Ao todo foram inscritos 375 trabalhos, dos quais 38 em sessões temáticas e 337 em pôsteres organizados em oito áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção; e trabalho.

A conferência de abertura abordou o tema do evento, "Ensino, Pesquisa e Extensão: Indissociabilidade Possível e Necessária", tendo como palestrantes os professores Alexandre Simão de Freitas, do Centro de Educação, e Ana Lúcia Fontes, do CCSA. Na mesa redonda de encerramento, as experiências e aproximações sobre o tema foram proferidas pelos docentes Ricardo Pinto de Medereiros (do CFCH), Douglas Viana (do PPGIT – Pós-Graduação em Inovações Terapêuticas), Iranete Lima (do CAA) e Wládia Lima (do Centro Acadêmico de Vitória – CAV).

O Enext acontece anualmente e tem como objetivo expor e avaliar a produção da extensão universitária apoiada por editais da UFPE / Proext, bem como apresentar e divulgar projetos, práticas e experiências desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

Acesse as listas completas:




Mais informações
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Proext - Pró-Reitoria de Extensão
Coordenação de Gestão da Extensão
Telef.: (81) 2126.8134 / 2126.8609 / 2126.8633
E-mail: proext.programaseprojetos@ufpe.br