Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Audiência Pública debate novo Estatuto da UFPE

Reitor Naoma Almeida apresenta plano orientador e pedagógico da UFSB. Foto: Ascom UFPE

Na ultima quinta feira, 2/10, a UFPE realizou uma Audiência Pública com o tema “A universidade e seus fins”. O evento se insere no processo de debates para a elaboração do novo Estatuto da Universidade. Realizado no auditório da Biblioteca, no Campus Recife, contou com a palestra de Naomar Almeida, reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e a presença do reitor Anísio Brasileiro e do vice-reitor Silvio Romero Marques, presidente da Comissão Geral da Estatuinte, além de representantes de vários centros acadêmicos e unidades da UFPE.

Ampliar massivamente a formação de quadros profissionais e tecnológicos, a partir da população do interior do estado da Bahia, foi o maior desafio para atender as exigências de uma nova conjuntura econômica e política do Brasil, segundo o professor Naomar. A inspiração e os fundamentos teóricos da proposta político-pedagógica da UFSB estão centralizados no pensamento do jurista e educador Anísio de Freitas e do geógrafo Milton Santos, além do educador e filósofo Paulo Freire. Esse brasileiros, de renome internacional, convergem com a produção intelectual do sociólogo português Boaventura de Souza Santos e do cientista da educação e sociólogo francês Alain Coulon. A UFSB definiu as linhas gerais de sua proposta em cinco eixos: regime letivo quadrimestral; modelo de ciclos de formação; currículo modular e flexível; ampla cobertura territorial e estrutura organizacional leve.

ESTATUINTE - A discussão do novo Estatuto da Universidade teve início em outubro do ano passado. Os objetivos específicos do Estatuto são definir os princípios e as finalidades da Universidade e detalhar a estrutura, a administração, o funcionamento e as atividades da UFPE, considerando os direitos e as obrigações dos seus membros.


Mais informações

http://www.ufpe.br/novoestatuto/