Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Oficina de teatro físico com Arman Saribekyan

Arman Saribekyan é ator do Théâtre du Soleil desde o início de 2009. Nascido na Armênia - que então era parte da União Soviética - deu seus primeiros passos em cena na pura tradição do teatro russo, onde os pilares do ensino e da prática teatrais eram e continuam sendo Stanislavski, Meyerhold, Vakhtangov, que se alimentavam das obras de Theckhov, Gogol, Gorki e outros grandes nomes da literatura russa.

Em 2013 esteve em Recife pela primeira vez através da Cia Maravilhas, produção de Márcia Cruz, trazendo essa mesma oficina. Agora, ele retorna com a proposta de aprofundar o estudo iniciado ano passado sobre o teatro físico ou a fisicalidade na interpretação das obras de Tchékhov. 

A oficina de teatro físicoTchékhov, de carne e osso propõe um mergulho no que há de mais humano nesse autor, o foco é mais o sentimento que o pensamento, mais os estados emocionais que o psicologismo. Segundo o próprio Arman: “Tchékhov é um dos autores mais montados, e um dos menos compreendidos. Frequentemente suas peças são mal interpretadas, mal atuadas, e suas encenações recorrem ao folclore de uma Rússia imaginada ou a um “psicologismo” decadente.”

Muitas vezes esse “psicologismo” está ligado a traduções de baixa qualidade que deixam de lado uma dimensão fundamental do texto.Considerando que sua formação perpassa a cultura russa, Arman propõe um estudo de dramaturgia sobre a linguagem dos personagens em Tchékhov.  De acordo com Arman, há nuances que escapam ao tradutor e que retiram o cômico tão presente em toda a sua obra e por isso, os personagens se tornam banais e consequentemente, seus propósitos também.

Nessa nova edição da oficina, a Cia Maravilhas realizou uma parceria como Teatro Joaquim Cardozo e irá disponibilizar algumas bolsas para alunos da Universidade Federal de Pernambuco. Arman, por sua vez, propõe que esse estudo a exaustão seja pautado na obra O jardim das cerejeiras, de Tchékhov. Para isso, ele usará exercícios de energização e outros de improvisação como principal ferramenta de trabalho, desenhando assim uma pesquisa de teatro físico sob a escrita de Tchékhov, o corpo e a imaginação em prol da descoberta desses seres carnais, sensuais, criados por esse dramaturgo que também era médico e que não escondia seu olhar “anatômico”, fisiológico e, portanto, extremamente vivo e humanista em suas obras.

SERVIÇO
Data da oficina:8 ao 12 de setembro 2014
Horário: 9h às 13h
Local: Teatro Joaquim Cardozo - Rua Benfica, 157, Madalena – Recife/PE
Investimento: R$300 (2 parcelas)
Informações: (81) 3227 0627- 3226 5424

Reservas: ciamaravilhas@gmail.com