Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A mulher é o grande foco do 30º volume da revista de cultura Estudos Universitários


Foi lançado ontem, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), o campus da UFPE  em Caruaru, o volume 30 da revista de cultura Estudos Universitários cuja edição está focada nos temas relacionados às mulheres, ao gênero e aos estudos rurais.

Na mesa de abertura estiveram presentes o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, o pró-reitor de extensão, Edilson Fernandes e também o editor da revista, Lourival Holanda, a secretária da mulher do governo de Pernambuco e Allene Lage, da comissão editorial. O professor Parry Scott, especialista em estudos feministas e o diretor do CAA, Nélio Vieira também estiveram na mesa.


O pró-reitor de extensão, Edilson Fernandes, ressaltou as conquistas alcançadas pelas mulheres e fez questão de lembrar que apesar dos 134 quilômetros de distância entre o Recife e Caruaru o CAA ainda faz parte da UFPE. E contou os planos futuros "Temos o objetivo de internacionalizar a distribuição da revista Estudos Universitários para a América Latina e também para os países de língua portuguesa". No fim, declamou o poema Elegia do poeta jacobino John Donne.

Falando sobre a supressão dos direitos femininos o reitor Anísio Brasileiro lembrou um fato da sua própria família. Ainda criança, viu sua mãe, uma mulher alegre e que gostava de organizar festas em casa, realizar a última festa de aniversário dela porque o marido não gostou da badalação em casa e a proibiu de comemorar outras vezes.

O empoderamento feminino foi o foco da fala dos presentes, bem como suas diferentes demandas: "As necessidades das mulheres urbanas diferem das necessidades das do campo", como lembra a secretária Cristina Buarque.


Veja mais fotos no nosso Tumblr.


Mais informações
www.proext.ufpe.br
2126 8635

Blog Archive