Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 30 de abril de 2013

As 40 horas de Angicos, 50 anos depois

Comemorando meio século da experiência inovadora de alfabetização realizada na cidade de Angicos (RN), por Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, será realizado o III Seminário Paulo Freire, nos dias 02 e 03 de maio, em lembrança do educador Paulo Freire.

A experiência em Angicos, em 1963, é considerada uma expressão emblemática de esforço coletivo da experiência freireana na construção da educação libertadora, através de práticas de alfabetização, também conhecida como “40 horas de Angicos”.

O III Seminário Paulo Freire, é uma realização da Cátedra Paulo Freire, criada em 2005 e que leva o nome do educador devido a sua grande contribuição para a alfabetização de boa parte da população nordestina do interior.

“Educação como prática da liberdade: Paulo Freire no Recife, Angicos e no mundo” é o tema do seminário, que terá uma instalação, proporcionando o contato entre a obra freireana e fontes diversas, no primeiro dia. No segundo dia, haverá o Encontro de Cátedras, Núcleos, Centros e Grupos de Estudos Paulo Freire.


Veja a programação completa do III Seminário Paulo Freire clicando aqui.


Mais informações
Cátedra Paulo Freire - 81 3271 4813
catedrapaulofreireufpe@gmail.com
www.ufpe.br/ce

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Posse dos novos membros da Câmara de Extensão e órgãos suplementares


Em solenidade realizada na manhã de ontem, na Coordenadoria do Ensino de Ciência do Nordeste (CECINE), tomaram posse os novos membros da Câmara de Extensão e os coordenadores setoriais de extensão:

  • Profª ANEIDE ROCHA DE MARCOS RABELO - representante do CCS;
  • Profª OLIANE MARIA CORREIA MAGALHÃES - representante do CCB;
  • Profª MARIA JOSÉ DE MATOS LUNA - representante do CAC;
  • Prof. NÉLIO VIEIRA DE MELO representante do CAA;
    Suplente Prof. OSMAR VERAS ARAÚJO - representante do CAA;
  • Profª ROGÉLIA HERCULANO PINTO representante do CAV;
    Suplente ZAILDE CARVALHO DOS SANTOS - representante do CAV.

Regulamentada pelo artigo 8º do Regimento do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE), a Câmara de Extensão tem a missão de aprovar normas e procedimentos no seu âmbito de atuação, estabelecer políticas, diretrizes, estratégias específicas e planos de ação, bem como acompanhar e produzir sistemas de avaliação da produção extensionista da Universidade.

Veja mais fotos da posse no nosso Tumblr.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Proext abre edital para publicação em livro com temática étnico-racial

     O edital PROEXT 12 / 2013 - Publicação de livro na temática étnico-racial foi aberto. O objetivo do edital é obter apoio na impressão das publicações de livro na temática étnico-racial, resultado de pesquisas acadêmicas relacionadas ao processo de formação de pessoas (ensino) e de geração de conhecimento (pesquisa e/ou extensão).
     As propostas podem ser apresentadas por docentes, discentes de pós-graduação, graduandos ou profissionais que exerçam ou tenham exercido atividades relacionadas a temática étnico-racial.

Para ver o edital no Sigproj, clique aqui

Abaixo, o calendário do edital:

Lançamento do edital - 17 de abril de 2013
Entrega das propostas - até 19 de maio de 2013
Divulgação dos resultados - a partir de 04 de junho de 2013

Maiores informações:
www.proext.ufpe.br

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Retorno do CiNeab




CiNeab inicia nova etapa com exibição do filme "Preciosa - uma história de esperança", do diretor Lee Daniels, esta quinta (25), às 14h, no auditório do Centro de Educação (CE).

Saiba mais no site da Proext

Começa amanhã Fórum de Debates CFCH Século XXI




O escritor e religioso Frei Betto discursa sobre “O Papa Francisco e a Igreja do Século XXI”, amanhã, na primeira palestra do Fórum de Debates CFCH Século XXI, que acontece às 14h, no auditório Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, é escritor, religioso da ordem dominicana e atuante em movimentos sociais. Ele foi preso duas vezes durante a ditadura militar, experiência que deu origem a sua obra mais famosa “Batismo de Sangue”, que rendeu ao frei o prêmio Jabuti.

O Fórum de Debates CFCH Século XXI é realizado pelo CFCH em parceria com a Proext-UFPE.

Saiba mais no Site da Proext

Mais informações

Diretoria do CFCH

(81) 2126.8260

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ensino, pesquisa e extensão na programação do III Colóquio Franco Brasileiro


Sente dor de cabeça? Pode ser DTM

Dor e estalos no pescoço, dor de cabeça, zumbidos, dificuldade para mastigar e abrir a boca, desgaste nos dentes, edema (acúmulo de líquido em cavidades corporais) na região das articulações. Esses são alguns dos desconfortos que o paciente da disfunção temporomandibular (DTM) pode sofrer. A DTM é uma patologia complexa cujo sintoma mais conhecido é o bruxismo, que é o ato de ranger os dentes durante a noite. Apertá-los durante o dia é outro sintoma.


O paciente que tem bruxismo geralmente não tem noção da origem do seu desconforto. Isso o faz passar por outros especialistas, devido ao incômodo da dor, e uma vez chegado ao dentista, exames clínicos combinados com a aplicação de questionários, como o de qualidade de vida WHOQOL-bref, são realizados para comprovar se trata-se ou não de um caso de DTM.

A equipe responsável pelos pacientes com DTM do Hospital das Clínicas atende uma média de 120 pessoas por ano e no último mês de fevereiro reuniu grande parte deles para participarem do 3º Seminário de Disfunção Temporomandibular. A programação contou com palestras da equipe multidisciplinar, composta por profissionais de psicologia, biologia, fisioterapia, neurologia, fonoaudiologia e odontologia para contribuir no esclarecimento dos pacientes a respeito do mal que eles têm e a melhor forma para a condução do tratamento.


A professora de odontologia Marilene de Oliveira Trindade, extensionista desde que chegou na UFPE, há onze anos, é coordenadora do projeto do seminário. Ela conta que ele foi transformado num espaço de informação e também de reflexão não só por parte do estudante participante como também dos pacientes. Marilene, dedica-se tanto à causa da DTM que chega a se emocionar quando fala no assunto.

Quanto aos resultados positivos ela cita a prática da iquebana (técnica japonesa de criação de arranjos florais) no estilo sanguetsu (reproduzindo os arranjos da forma mais fiel às que as flores são encontradas na natureza) presente no tratamento dos pacientes. As aulas eram realizadas uma vez por semana no turno da tarde.


Marilene explica a diferença entre os pacientes que participaram da terapia com iquebana dos que não participaram: "Medimos com a eletrobiografia que a tonicidade dos músculos em repouso dos pacientes submetidos ao tratamento convencional, dentro da clínica de odontologia mais a prática da iquebana apresentou um resultado maior para esses pacientes do que para os outros, que não participaram da oficina."

Para o ano que vem ela já confirma a realização do quarto seminário e aproveita para fazer uma queixa: "O serviço público municipal de saúde não oferece tratamento de DTM."

Veja mais fotos aqui.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

1º Seminário sobre identidades travestis e transexuais acontecerá no Centro de Educação da UFPE.


No próximo dia 22, acontecerá no CE – Centro de Educação da UFPE, o 1º Seminário sobre identidades travestis, e transexuais – corpos, identidades, gêneros e educação.
As inscrições ocorrerão das 08hs às 21hs, no Centro de Educação. A abertura acontecerá com credenciamento dos participantes, exposições de fotos e intervenções artísticas. No decorrer do seminário, acontecerão cinco mesas de debates, são elas:

Mesa 1 - Identidades travestis e transexuais: experiências, cotidiano e resistências;
Mesa 2 - Educação, exclusão e preconceitos: O cotidiano das Travestis e Transexuais no espaço escolar;
Mesa 3 - Sim, el@s envelhecem! Gênero, velhice e violências nas experiências Travestis e transexuais;
Mesa 4 - Procuradas por muitos mas discriminadas por todos: Travestis e Transexuais no sistema prisional.
            Os participantes que estiverem devidamente inscritos, receberão um certificado de participação pela PROEXT – Pró-Reitoria de Extensão.  Foram disponibilizadas pela organização do evento 150 vagas, porém todas já foram preenchidas. A organização ainda informa que o evento aberto ao público, mesmo para aqueles que não conseguiram realizar inscrições.

MAIORES INFORMAÇÕES
http://seminarioidentidadestrans.blogspot.com.br/

NAV divulga edital para realização de cursos, oficinas e workshops


                A fim de proporcionar apoio aos cursos, oficinas e workshops de extensão para a capacitação da comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Pernambuco torna público, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, o edital nrº 01/2013.1 de apoio financeiro a essas atividades.
                Os proponentes devem ser (docentes e técnico-administrativos) vinculados ao quadro ativo permanente da UFPE.
                As propostas deverão ser elaboradas via Internet pelo SIGPROJ - disponibilizado no endereço eletrônico http://sigproj1.mec.gov.br

Confira mais informações e edital completo no site.

Lançamento do Edita l- 16/04/2013
Envio das propostas - Até 10/05/2013
Divulgação dos resultados - Até o dia 18/05/2013
Início das atividades - 03/06/0213
Vigência do Edital - Até 31/08/2013

Mais informações
NAV-CVT (Edifício da TVU)
8134/8609

terça-feira, 16 de abril de 2013

Primeira reitora negra de uma universidade federal assume a Unilab

     A nova reitora da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Nilma Lino Gomes, tomou posse no início do mês, em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília.
      A reitora pro tempore (temporária) é a primeira mulher negra a ocupar o cargo em uma universidade federal brasileira. Ela foi nomeada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante para assumir a reitoria da Unilab, que tem sede na cidade de Redenção, no Ceará, cidade escolhida por ter sido a primeira a abolir a escravidão no Brasil. Nilma Gomes assumiu o cargo deixado pelo novo secretário da educação superior do MEC, Paulo Speller.

     No ato, Speller parabenizou Mercadante pela escolha do nome de Nilme, e ressaltou a sua importância para a universidade e a sociedade: “Hoje não há pessoa mais bem preparada para assumir essa responsabilidade”, afirmou. “Nilma dará continuidade a essa experiência inovadora do governo brasileiro e esse projeto se consolidará muito mais”.
     Unilab – A instituição iniciou suas atividades acadêmicas em 2011 com cinco cursos, e no ano seguinte já ofertava 1.010 matrículas. Tem como objetivo além de ensino superior, pesquisa e extensão, formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, e promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Edital abre Cadastro de Orientadores de Bolsistas BIA


Professores, com titulação de mestre ou doutor, interessados em orientar bolsistas BIA em 2013 podem se inscrever no Edital BIA/PROEXT nº 11/2013 através do site do Sigproj até o dia 6 de maio. No item 1.4 ANEXOS, o candidato deve preencher e anexar à proposta o Plano de Trabalho do Bolsista e o Formulário de Registro do Bolsista – EXT 3.   

A parte referente às informações dos bolsistas vão ser preenchidas pela Proext, por isso os documentos devem ser enviados no formato Word para futuras modificações. As propostas vão ser apresentadas aos bolsistas selecionados.

O edital é oferecido pela UFPE através da Proext em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

O orientador BIA vai receber uma pontuação extra ao projeto apresentado no Edital de Iniciação Científica da FACEPE, caso o solicitante atue por um ano como orientador/tutor do Programa BIA.    




Mais informações

Coordenação de Gestão da Extensão (CGE)
Fones: 2126.8134 / 2126.8609 / 2126.8633

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Edital para ações de extensão retardatárias

Saiba quais são os procedimentos necessários para registrar as ações extensionistas executadas em 2012 e que ainda não foram registradas no SIGProj clicando aqui.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CURTO CIRCUITO- NÃO DEIXE ESCAPAR.





Nos dias 23 e 25 de abril serár realizada a primeira etapa das oficinas "Curto Circuito", no Centro de Artes e Comunicação da UFPE . Serão abertas duas turmas (manhã e tarde) nos dois dias das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs, respectivamente.
A oficina é gratuita e para realização das inscrições é necessário enviar um e-mail para curtacircuito@hotmail.com (no corpo do e-mail o interessado deverá informar o tuno de preferência). Somando a carga horária serão 8h nos dois dias de oficina com direito a certificado digital que será enviado por e-mail.
O projeto "Curto Circuito" propõe que conteúdos informativos produzidos pelo cidadão via mídias moveis sejam postados na web numa plataforma específica onde outras pessoas pode incluir seus comentários e qualificar os vídeos.
O conteúdo produzido, será usado para a primeira versão da plataforma do Curto Circuito.
Para saber mais, assista ao papo Extensão que apresenta o projeto.

http://www.youtube.com/watch?v=QAoFE1Q79v0&list=UUSbWjn7xIAkiQZU-RT3FIzw&index=13

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Fórum de debates na UFPE.


A importância da organização para os negócios


Dizem que a propaganda é a alma do negócio. Prof.ª Jailma Santos, parceira do projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis”, mostrou que a organização, na verdade, é essencial para o sucesso. Ontem (10), em reunião com moradoras de Nova Canaã, a professora deu dicas sobre a organização da cozinha, através de vídeos, material nos tablets e fichas, para acelerar os negócios do assentamento.



As mulheres do assentamento se reuniram com a Prof.ª Jailma para discutir aspectos de organização da cozinha. As dicas dadas pela professora vão ser úteis para a expansão dos negócios da cozinha industrial, comandada pelas moradoras de Nova Canaã, além de auxiliar na organização da cozinha doméstica.  



Conservação dos alimentos e organização da geladeira e da despensa foram alguns tópicos abordados. A professora também alertou para os tipos de materiais dos recipientes utilizados no trato da comida, pois alguns podem liberar substâncias nocivas à saúde ou influenciar no resultado da comida e na conservação de nutrientes.




Um vídeo foi exibido para mostrar na prática as dicas sobre organização. As moradoras receberam fichas, que foram disponibilizadas em versão PDF no tablet, para acompanhar a explicação da professora.


Mais informações


Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138




Teatro Joaquim Cardozo apresenta 2º edição da mostra Leituras Cruzadas


                Amanhã (12) acontecerá a segunda edição da mostra Leituras Cruzadas no teatro Joaquim Cardoso que terá a temática “teatro infanto-juvenil: tradição e ruptura”. O evento é uma homenagem a José Manoel Sobrinho e visa discutir a produção do teatro voltado para crianças e jovens através dos criadores, produtores e críticos desse tipo de teatro. Essa mostra foi idealizada pelo teatro Dubando e é um espaço que intercala o teatro com outras linguagens como palestras, apresentações artísticas e debates. A entrada para o evento é franca.
                Segue a programação do evento:
Dia 12 de abril
19h – Palestra: Tradição e contemporaneidade: percursos da encenação e
dramaturgia no teatro infanto-juvenil, com Maria Helena Kühner e Ângelo Brandini.
20h – Debate: Luís Felipe Botelho.
20h30 – Lançamento do livro: Jeremias e as caraminholas, de Alexsandro Souto Maior.
Dia 13 de abril
18h – Espetáculo: Pindorama, caravela e malungo, do Quadro de Cena.
19h - Palestra: A poesia e seus recursos no teatro infanto-juvenil, com Marcondes Lima
(PE), Luciano Pontes.
20h30 – Debate: Greyce Braga
Dia 14 de abril
18h – Espetáculo: Seu rei mandou, com a Cia. Meias Palavras.
19h – Palestra: Panorama histórico do teatro infanto-juvenil em Pernambuco, com
Leidson Ferraz e José Manoel Sobrinho.
20h30 – Debate: Samuel Santos.

Mais informações:
Fone: 32270657
Rua Benfica, 157 - Madalena, Recife - PE

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Projeto de Inclusão Digital é parceiro na criação de horta de plantas medicinais em assentamento


 Agrônomo discute possibilidade de plantação de uma horta de plantas medicinais em Veneza. Este foi o ponto central da última visita da equipe do projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” ao assentamento, na última quarta (3). A Prof.ª Claudia Lima, parceira do projeto, e Arci Domingos, agrônomo convidado, conduziram a conversa. Eles se reuniram com os homens do local, enquanto as mulheres faziam o exame de detecção de câncer de mama através da termografia, com a prof. Rita, e discutiram aspectos necessários para o plantio e os benefícios que poderiam ser obtidos.




Cerca de dez pessoas compareceram à reunião para discutir o que era necessário para começar a horta de plantas medicinais coletiva em Veneza. Acir Domingos começou relembrando a importância de juntar o saber acadêmico e o popular. “Não vim trazer somente o que aprendi em sala de aula, mas, também para aprender. Vamos juntos construir um novo conhecimento”, disse.

Ao analisar a questão das necessidades, os principais pontos levantados foram a água e a terra. É importante atentar para a qualidade desses dois fatores para obter uma plantação de qualidade. Em encontros futuros, prof.ª Claudia e Acir vão visitar possíveis locais para a horta para recolher amostras da terra e da água.

Outro tópico analisado foi a de uma plantação orgânica, sem o uso de agrotóxicos ou insumos prejudiciais à saúde dos consumidores. Arci Domingos falou que existem técnicas que podem garantir uma plantação orgânica, livre de pragas sem o uso de venenos.

A função da horta coletiva seria, inicialmente, uma alternativa aos produtos industrializados vendidos em farmácias e drogarias, que muitas vezes tem como base plantas medicinais, mas vem misturados com outros componentes que trazem consequências para a saúde das pessoas. Também é possível ter benefícios financeiros com a horta.



Enquanto os homens conversavam sobre a horta medicinal, as mulheres do assentamento realizavam o exame de detecção de câncer de mama através da termografia, proporcionado pela Prof.ª Rita Fernandes, do Depto. de Engenharia Mecânica da UFPE. Doze mulheres foram examinadas.

Esta visita contou com o apoio de Ana Cristina, conhecida mais como Faísca, militante do MST e professora do assentamento. 


Mais informações


Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138




Sai o resultado do Edital Pibex Grande Recife e Interiorização 2013

Com a divulgação do resultado dos Editais para Bolsas de Iniciação à Extensão – PIBEX 2013 e de apoio financeiro a Projetos de Extensão para o ano de 2013, os interessados dos projetos escolhidos poderão baixar o Formulário de Registro de Bolsista de Extensão EXT-3, e fazer a sua inscrição.

Clicando aqui você lê a matéria completa e tem acesso aos resultados e ao formulário.


Mais informações
www.proext.ufpe.br

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Historiadora assume direção do Memorial da Medicina

Reitor Anísio Brasileiro dá posse a Emanuela Souza (de branco)


O Memorial da Medicina de Pernambuco é um dos espaços extensionistas da UFPE e desde ontem tem como nova Coordenadora Geral a professora Emanuela Souza Ribeiro. Ela é ligada ao Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde concluiu o Mestrado e o Doutorado em História.

Leia mais: ufpe.br/proext

Veja as fotos nesse link.

Workshop no CIn em parceria com a França


Frutos da Extensão

Com o objetivo de estabelecer a aproximação e o diálogo entre as Coordenações de Extensão e os projetos Pré-Acadêmicos, foi realizado na manhã de hoje, na Coordenadoria de Ensino de Ciência do Nordeste (Cecine), o I Encontro de Extensão com os Pré-Acadêmicos da UFPE.



Confira mais fotos do encontro clicando aqui.

Mais informações
www.proext.ufpe.br

terça-feira, 2 de abril de 2013

Causa Indígena Recebe Apoio de Movimentos Sociais


Em apoio à causa indígena, representantes de vários movimentos sociais marcaram presença ontem na abertura da Semana de Povos Indígenas de Pernambuco, que aconteceu no estacionamento do CCSA. O evento não é só uma oportunidade de dar destaque ao movimento indígena, reivindicar direitos e trazer à luz injustiças cometidas, antes de tudo, contra seres humanos.

A mesa de debate foi composta por Jayme Amorim, líder do MST em Pernambuco, Plácido Junior, da CPT, e representantes de tribos do agreste e sertão do estado. Também marcaram presença pessoas do Centro de Comunicação e Juventude (CCJ).   

“A história do Brasil mostra que só com os movimentos sociais organizados podemos conquistar direitos” disse Eliene de Almeida, assessora de comunicação da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, que auxiliou na organização do evento.

A questão da terra foi um dos temas do debate de ontem. Ana Emilia Borba, do MST, comentou a importância da articulação dos movimentos sociais. “A aliança com a causa indígena auxilia na organização da luta do camponês, a existência e a resistência desses sujeitos na sociedade.”

O evento também busca o intercâmbio cultural entre Recife e os povos de Pernambuco, para evitar que a sabedoria milenar indígena caia no esquecimento. Os índios são marginalizados pela sociedade, por isso, a Semana é uma forma de dar voz a essa minoria. José Clayton de Lima, mais conhecido como Carbonel, instrutor do CCJ, que capacita jovens de comunidades populares na área de comunicação como uma forma de se expressar e gerar fonte de renda, disse: “A causa indígena é de todos. Eles enfrentaram muita coisa e continuam resistindo. Os jovens da comunidade, de certa forma, passam pela mesma realidade”.

Mais informações

O que vem por aí no Teatro Joaquim Cardozo

A programação do Teatro Joaquim Cardozo para este primeiro semestre de 2013 foi divulgada. Cobrindo os meses de abril, maio e junho, ela levará para o espaço do teatro ações como espetáculos de comédia, música, dança, dentre outros.




Clicando aqui você verá a programação completa.


Mais informações
teatrojoaquimcardozoufpe.blogspot.com.br

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Semana dos Povos Indígenas na UFPE

Até a próxima quarta-feira (3) será comemorada a Semana dos Povos Indígenas de Pernambuco, realizada em tendas montadas no estacionamento do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE.


A Semana teve início ontem e tem como finalidade promover o debate sobre as políticas públicas de atenção aos povos indígenas e possibilitar o intercâmbio cultural com a população da cidade do Recife.

Haverá mesas para a discussão de temas específicos e também apresentações culturais com o intuito de dar visibilidade à cultura tradicional dos povos indígenas. Os doze povos indígenas do nosso estado e de outros povos nordestinos terão representantes no evento além da presença de estudantes e professores universitários e secundaristas.


A Semana dos Povos Indígenas de Pernambuco é uma realização das Lideranças Indígenas de Pernambuco e da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, com apoio da UFPE e demais instituições.

Veja mais fotos aqui.

Mais informações
www.proext.ufpe.br/

Oficina de Educação Alimentar em Nova Canaã


Educação alimentar foi o tema do último encontro em Nova Canaã, no dia 27 de março. A equipe do projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” reuniu-se com a população para falar sobre os principais aspectos da alimentação saudável.




A prof. Jailma Santos iniciou a reunião com um exercício de meditação. Após o relaxamento, os moradores relataram o que costumam comer. A professora fez uma análise dos grupos alimentares e deu dicas sobre o que era importante comer em cada refeição, os cuidados que se deve ter com certos alimentos e tirou dúvidas da população.

Enquanto a professora falava, os moradores acompanharam textos e imagens sobre o assunto no tablet.


Os moradores de Nova Canaã ficaram empolgados com a oficina, pois tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e trocar conhecimentos sobre alimentação saudável, fator essencial para alcançar uma boa qualidade de vida.

A reunião terminou com a leitura dos 10 passos recomendados pelo Ministério da Saúde para uma alimentação saudável.

Mais informações

Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138

Blog Archive