Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pré-acadêmico Inovação abre inscrições para este ano


           O pré-acadêmico Inovação abre vagas para seleção 2013. Ao todo são 40 vagas, 35 para alunos da rede pública de ensino e 5 vagas para alunos de escolas particulares que possuem bolsa integral.
As inscrições acontecem do dia 04 ao dia 08 de março na Escola Estadual Prof. Leal de Barros, no bairro do Engenho do Meio - Recife /PE. O horário é das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
           
No ato das inscrições, o candidato deverá levar a ficha de inscrição devidamente preenchida, apresentar documento de identificação com foto (RG), cópia do RG e efetuar o pagamento de uma taxa de RS 10,00 em espécie.

A prova será realizada no dia 17 de março, das 09h às 12h, e será na mesma escola onde foi realizado as inscrições. 

Mais Informações:
Blog do pré-acadêmico: preacademicoinovacao.blogspot.com.br/

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nova Canaã Comemora Dez Anos de Posse da Terra



No dia 17 de março de 2013, um domingo, o assentamento Nova Canaã, localizado no município de Tracunhaém, Zona da Mata de Pernambuco, vai comemorar dez anos de conquista da terra, com uma festa em memória de Gregório Bezerra.

A festividade começa às 09h com um culto ecumênico e segue com a mesa redonda com representantes de trabalhadores da comunidade e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que assessora os líderes do assentamento. Depois, o filho de Gregório Bezerra vai palestrar sobre a história do pai, importante líder comunista e símbolo da resistência à ditadura militar no Brasil.  

A tarde vai ser voltada para atrações culturais, como o Grupo Griô, parceiro da Pró-Reitoria de Extensão, que tem como principal objetivo a mistura de sons populares e eruditos.

O projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” da Proext-UFPE atua em parceria com a comunidade do assentamento Nova Canaã na realização das atividades do projeto. 

Mais informações


Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138


Projeto de Inclusão Digital Reúne Equipe



No dia 21 de fevereiro, quinta, a equipe do projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” se reuniu para apresentar os resultados parciais do que foi feito em 2012 e os planos para o ano corrente.

Bolsistas dos cursos de Ciências e Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Pedagogia e Jornalismo se reuniram com a equipe de coordenação do projeto: Cristine Gusmão, Wellington dos Santos e Julio Venâncio.

Durante o encontro aconteceu a integração da equipe do projeto, que é dividida em três partes: a comunicação, os instrutores e os desenvolvedores de tecnologia da informação. Até essa data, cada equipe agiu independente da outra, distante; na reunião, houve a oportunidade de conhecer tudo o que já foi realizado pelo projeto.

O projeto caminha para a fase final: a capacitação de jovens dos assentamentos no uso dos aplicativos de atenção básica à saúde em equipamentos móveis. Estarão disponíveis nos tablets, também, informações sobre educação alimentar e ervas medicinais.

Mais informações



Prof. Wellington Pinheiro dos Santos


Fone: (81) 2126-8138



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Auxílio da Tecnologia na Troca de Conhecimentos




O projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” iniciou a parte de capacitação durante visita ao assentamento Veneza, na última quarta-feira (6). Tablets foram utilizados como auxiliares na troca de conhecimentos sobre ervas medicinais.
Durante a visita, a equipe do projeto de Inclusão Digital, com o apoio da estudante de Farmácia, Ruth Pereira, propôs a montagem de um quebra-cabeça, que tinha como peças plantas medicinais comuns no assentamento. Cada pessoa presente na reunião tinha que segurar uma peça e falar sobre como utilizava a erva no dia a dia e os benefícios que trazia para a saúde.
Enquanto isso, os bolsistas de cursos de Engenharias auxiliavam os moradores a acessar mais informações sobre as plantas na cartilha de ervas medicinais no tablet.


No fim, o quebra-cabeça da horta foi montado. Ao longo da reunião, com a troca de experiências, os moradores perceberam que os conhecimentos sobre as ervas medicinais de cada um se complementavam, por isso concordaram em montar uma horta coletiva no assentamento.

A cartilha de plantas medicinais está sendo desenvolvida por Susane Batista, bolsista de Pedagogia, em parceria com a prof. Claudia Lima, do depto. de Biofísica da UFPE, e Ruth Pereira, ambas parceiras do projeto de Inclusão Digital.


Mais informações


Prof. Wellington Pinheiro dos Santos


Fone: (81) 2126-8138


Curso de economia criativa proporciona debate sobre cenário econômico atual


O curso de Economia Criativa e suas Potencialidades é um projeto apoiado pela Proext – Pró-Reitoria de Extensão e promovido pelo DHT – Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE, que objetiva o debate sobre o conceito da economia criativa, tangentes dos temas atuais e a relação econômica da criação em outras áreas do conhecimento, trazendo as mais diversas potencialidades da economia.
O projeto é organizado e coordenado pela Profª. Drª. do DHT, Isabela Andrade de Lima Morais e pela especializanda em mediação cultural da UFPE, Carina Calixto.
            A locação para as aulas é no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, e teve início no dia 11 de fevereiro, com término previsto para o dia 15 de março. As inscrições – já encerradas – ofertaram 50 vagas, devidamente preenchidas, com carga horária de 20 horas/aula. 

Mais informações:

Som e imagem receberão novo tratamento com inauguração do novo núcleo da UFPE

Será inaugurado amanhã, às 15h, no Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU), as novas instalações do Núcleo do Audiovisual - Centro Vocacional Tecnológico (NAV-CVT).

Vinculado à Proext, o NAV-CVT foi idealizado pelo professor Paulo Cunha, em 2005, e deste então vem angariando recursos para a sua realização. Hoje, com a consolidação, o núcleo é parceiro do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Rede Olhar Brasil, do Ministério da Cultura.

Além da formação, também fazem parte da missão do NAV-CVT a produção, a difusão e a memória do audiovisual.

Inicialmente, a ideia da Proext é direcionar as atividades do núcleo apenas para os extensionistas e só depois como explica Jowania Rosas, coordenadora de Gestão da Produção Multimídia e Audiovisual "Nosso foco é divulgar o NAV internamente e, em seguida, trabalhar externamente, firmando parcerias".



Mais informações
Núcleo do Audiovisual - Centro Vocacional Tecnológico (NAV-CVT)
(81) 2126 8630
nav-cvt.proext@ufpe.br

Novo vídeo do Papo Extensão no ar: vida ativa, saúde e cuidados na terceira idade

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ATRAÇÕES DO DOMINGO NO CAMPUS 2013!


O Mapa da Nova Canaã





Em continuidade ao projeto “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis”, a equipe voltou ao assentamento Nova Canaã, no dia 6 de fevereiro, para aplicar dinâmicas de grupo com o objetivo de descobrir problemas que estão no dia-a-dia dos moradores do local. 

A equipe que participou desta visita foi formada pelo vice-coordenador do projeto, Wellington Santos, bolsistas de diversas áreas englobadas pelo projeto, a prof. Jailma Santos, parceira no âmbito da educação alimentar, e o professor convidado da Universidade Federal de Rondônia, Josenildo de Souza e Silva. 

Jovens, adultos e idosos do local realizaram atividades que revelaram o estilo de vida que levam atualmente no assentamento. Pontos negativos e positivos sobre vários âmbitos de sua pequena comunidade foram discutidos em busca de uma solução.



Professora Jailma abordou a educação alimentar através de dinâmicas interativas: convidou os moradores a desenharem seus pratos favoritos e analisar a qualidade das comidas para montar a árvore dos problemas e das soluções.

O consumo exagerado do sal, com doenças relacionadas a este problema, como a hipertensão, o mau aproveitamento das hortaliças produzidas na região e a baixa diversificação de alimentos foram as principais questões levantadas sobre alimentação.

A dinâmica FOFA (ou SWOT, em Inglês) fez um rastreamento de pontos positivos e negativos da vida no assentamento. Os cidadãos comentaram que se orgulham da cozinha industrial e da biblioteca; em relação aos problemas, eles relataram que a comunicação, o lazer e a saúde são áreas que devem ser melhoradas.



No fim do dia, as mulheres do assentamento aprenderam com a prof. Jailma a fazer sucos de acerola com canela, e casca de abacaxi com hortelã, que utilizam ingredientes de fácil acesso e que aproveitam restos de frutas.

Durante a realização das receitas, a professora comentou as propriedades dos alimentos utilizados, que tanto podem auxiliar ou prejudicar em casos de saúde específicos, por isso devem ser utilizados com cuidado.

As oficinas de educação alimentar são uma contribuição em resposta ao problema de baixa diversidade alimentar apresentado pelos moradores do assentamento. Ao longo do período de duração do projeto, outras soluções e alternativas vão ser discutidas.

Mais informações


Prof. Wellington Pinheiro dos Santos
Fone: (81) 2126-8138

CAVest abre inscrições propondo integração entre professor e estudante



Com a proposta de ensinar para a vida, através do ensino construtivista, o curso pré-acadêmico CAVEST está com as inscrições abertas. Vinculado ao Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV), da Universidade Federal de Pernambuco, o pré-vestibular visa a preparar estudantes carentes da rede pública de ensino e bolsistas integrais da rede privada. As inscrições começaram no dia 18 de fevereiro e vão até o dia 24.

As inscrições estão ocorrendo no CAV, das 8h às 11h e das 14h às 17:00. Para se inscrever são necessários o RG, o CPF e a Ficha 19 (Certificado de Conclusão do Ensino Médio), e para os estudantes bolsistas de escolas particulares, é exigida a declaração que conste seu vínculo através de bolsa integral.

A avaliação acontece no dia 03 de março, das 8h às 12h. As provas serão aplicadas no Centro Acadêmico de Vitória e Colégio 3 de Agosto. O estudante será informado do local da sua prova no ato da inscrição. A previsão para a liberação dos resultados do processo seletivo é o dia 05 de março.

As matrículas acontecem nos dias 06 e 07 de março, das 8h às 11h da manhã e das 14h às 17h30 da tarde. As aulas começam no dia 09 de março, no CAV-UFPE. O CAVest dispõe de 140 vagas direcionadas a estudantes carentes da rede pública de ensino, sendo 10% para alunos de escolas particulares, com bolsa integral. As aulas acontecem aos finais de semana, das 07h às 12h e das 13h15 às 17h30 e um dia, durante a semana, das 19h00 às 21h30.

“A linha de ensino do CAVest é construtivista. Enquanto 99% das escolas e cursos pré-vestibulares são tradicionais, o CAVest segue a linha do Construtivismo: aí está o segredo do sucesso. Afinal, o que é ser construtivista? Ser construtivista é ter consciência que a aprendizagem ocorre através da interação, que o aluno não é um objeto que simplesmente recebe o conteúdo, mas sim um sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. O professor não é um detentor do conhecimento, é um orientador. No construtivismo, portanto no CAVest, o aluno tem papel ativo, tem voz e junto com o professor vai construir o conhecimento. No CAVest não se ensina só para passar no vestibular, ensina-se para a vida.” [Tirado do blog do CAVest]


Mais informações
http://cavestufpe.blogspot.com.br/
cavestufpe@hotmail.com

Teatro Joaquim Cardozo divulga projetos artísticos selecionados em edital


Funcionando num casarão do século XIX, o Teatro Joaquim Cardozo, pertencente ao Centro Cultural Benfica, um dos espaços extensionistas da Proext, informa o resultado do Edital para Ocupação de Pautas do Teatro Joaquim Cardozo:

Linha I – Espetáculos de Teatro, Dança e Música:
Movimentos coletivos – Proponente: Conrado Vito Rodrigues Falbo
Mojav Duo – Proponente: Frederico Lyra de Carvalho

Linha II – Apoio à montagem de espetáculos de Teatro e Dança:
Palavra da sombra – Proponente: Márcio Roberto Carneiro
Recônditos – Proponente: Carolina Dantas

Os selecionados podem entrar em contato diretamente com o Teatro Joaquim Cardozo e também com a Proext para saber como proceder.

Mais informações
Teatro Joaquim Cardozo
www.teatrojoaquimcardozoufpe.blogspot.com.br – 3227-0657 / 3226-0423
Proext
www.proext.ufpe.br – 2126-8635 / 2126-8130

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MEC/SESu abre edital para apoio a programas e projetos de Extensão para 2014 em 20 linhas temáticas


O Ministério da Educação, por intermédio da SESu/DIFES, e em parceria com mais 13 (treze) Ministérios, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Secretaria de Direitos Humanos, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria Geral da Presidência, lançou o  EDITAL PROEXT 2014 – PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – MEC/SESu, convocando as Instituições de Ensino Superior a apresentarem propostas de desenvolvimento de programas e projetos no âmbito da extensão universitária.
A UFPE poderá concorrer com até 81 (oitenta e uma) propostas, sendo 41 (quarenta e um) para projetos e 40 (quarenta) para programas, nas áreas temáticas abaixo relacionadas:
Limite de programas e projetos encaminhados por cada Instituição de Ensino Superior em cada linha temática:
Linha Temática
Número máximo de projetos encaminhados por cada IES
Número máximo de programas encaminhados por cada IES
Linha 1: Educação
2
2
Linha 2: Cultura e Arte
2
2
Linha 3: Pesca e aquicultura’
2
2
Linha 4: Promoção da Saúde
2
2
Linha 5: Desenvolvimento Urbano
2
2
Linha 6: Desenvolvimento Rural
2
2
Linha 6, item 4.6.4: Estágios Interdisciplinares de Vivência – EIV
1
0
Linha 7: Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza
2
2
Linha 8: Geração de trabalho e renda por meio do Apoio e Fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários
2
2
Linha 9: Preservação do patrimônio cultural brasileiro
2
2
Linha 10: Direitos humanos
2
2
Linha 11: Promoção da igualdade racial
2
2
Linha 12: Mulheres e relações de gênero
2
2
Linha 13: Esporte e lazer
2
2
Linha 14: Comunicação
2
2
Linha 15: Inclusão produtiva e desenvolvimento regional: Rotas de Integração Nacional
2
2
Linha 16: Justiça e direito do indivíduo privado de liberdade
2
2
Linha 17: Ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social
2
2
Linha 18: Meio Ambiente e Recursos Naturais
2
2
Linha 19: Juventude
2
2
Linha 20: Articulação e Participação Social
2
2
Número máximo de propostas
41
40

Os professores da  UFPE, com titulação de Doutor ou Mestre, que quiserem submeter programa ou projeto devem primeiramente elaborar as propostas via internet pelo SIGPROJ (http://sigproj.mec.gov.br) e entregar cópia impressa e assinada, ANTES DE SUBMETER À PROPOSTA NO SIGPROJ, à  Coordenação  de Gestão da Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão, impreterivelmente até às 17 horas do dia 11 DE MARÇO de 2013, para seleção interna pela Câmara de Extensão e encaminhamento à Pró-Reitoria de Planejamento e Gabinete do Reitor.
A proposta só poderá ser submetida no SIGPROJ após anexação de documentação necessária e obrigatória, conforme itens 2.20 e 6.1.1 e 6.1.2 do Edital.
As propostas da UFPE selecionadas pela Câmara de Extensão serão encaminhadas à Proplan/Convênios para aprovação da proposta orçamentária/financeira, para então serem autorizadas pelo Reitor com a Carta Compromisso.
As atividades selecionadas pelo MEC/SESU receberão financiamento de:
  • Até R$ 150 mil para Programas
  • Até R$ 50 mil para Projetos.
QUEM PODE CONCORRER
  • A coordenação da equipe executora deverá estar a cargo de um docente, com o título de Doutor ou Mestre, pertencente ao quadro efetivo da UFPE, e que deverá obrigatoriamente ter o seu Currículo Lattes preenchido e atualizado;
  • O docente poderá coordenar somente uma proposta, não estando impedido de participar de outras propostas como membro da equipe;
  • Os demais membros da equipe executora deverão ter seus Currículos Lattes preenchidos e atualizados.
SUBMISSÃO DA PROPOSTA À PROEXT:
  • Preenchimento do formulário exigido no Edital, pelo professor coordenador, por meio do uso da plataforma eletrônica Sigproj – disponível no endereço http://sigproj.mec.gov.br;
  • Imprimir a proposta ANTES DE SUBMETÊ-LA NO SIGPROJ, e assiná-la;
  • Anexar ata de aprovação no colegiado do Departamento, Núcleo ou da Direção, em caso de órgão suplementar;
  • Data limite de entrega das propostas na PROEXT, em versão impressa e assinada:  impreterivelmente 17 horas  do dia 11 de março de 2013.
    Local: Coordenação de Gestão da Extensão, na Pró-Reitoria de Extensão, no prédio da Reitoria/UFPE.
QUANTO À ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA:
Sugerimos que os coordenadores de propostas observem atentamente o item 7 do edital, quanto à aplicação dos recursos.
Mais informações:
NO MEC:
Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas contatando-se a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de IFES – DIFES pelos telefones (61) 2022-8185, no site sigproj.mec.gov.br ou pelo correio eletrônico: proext@mec.gov.br.
Na UFPE / PROEXT: Coordenação de Gestão da Extensão - Pró-Reitoria de Extensão
Fone: 2126.8134 / 2126.8609 / Site www.proext.ufpe.br / E-mail: proext.programaseprojetos@ufpe.br

Blog Archive